Sinova UFSC Startup Mentoring

Sinova UFSC Startup Mentoring - 2019

A segunda edição do projeto “SINOVA Startup Mentoring” ocorreu no segundo semestre de 2019 e recebeu 39 ideias inovadoras e de negócios, vindas de quatro dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na primeira etapa, foram realizados eventos regionais em Araranguá, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Após essa primeira fase, o projeto recebeu 7 ideias inscritas no campus Araranguá, 8 no campus Blumenau, 7 no campus Joinville e 17 no campus Florianópolis.

Etapas por campus

Promovendo o empreendedorismo inovador na UFSC

As duas melhores ideias de cada campus foram selecionadas para a etapa final do projeto, composto por oito equipes finalistas, as quais apresentaram suas ideias para a banca de mentores, no dia 17 de outubro, durante a 18ª SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.  A cerimônia de premiação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação a Distância da UFSC, no centro de Florianópolis (SEAD/UFSC), e foi aberta pelos secretários de Inovação, Alexandre Moraes Ramos, e de Educação a Distância, Luciano Patrício Souza de Castro.

Durante a cerimônia, o secretário de inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, apresentou o Programa  iSHIS – Startups Humanas Inovadoras e Sustentáveis – e seus projetos correlatos, que visam a promoção da inovação e do empreendedorismo inovador em todos os campi da UFSC diferentes atores do ecossistema empreendedor que desejam agregar e conectar o conhecimento gerado na Universidade com o mercado e a sociedade.

O tema “Cidades e Startups Inteligentes” foi abordado pelos professores Neri dos Santos, do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC), e Anna Freitas Portela de Souza Pimenta, da Arquitetura e Urbanismo.

A parte mais aguardada do evento: a entrega dos certificados de finalistas do SINOVA UFSC Startup Mentoring, contou com a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar. O reitor destacou a importância deste tipo de ação para fomentar o empreendedorismo e manifestou o desejo de que o sistema se amplie e os eventos que promovam a inovação sejam uma constante na Universidade.

Por conta do sucesso da segunda edição, o projeto foi premiado com o 2º lugar, na categoria “ICT Inovadora” do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Os finalistas

Talkative: Jennifer Rodrigues e Tiago Cunha (Campus Joinville)

SiloLeite: Thiago Vera Iorio (Campus Joinville)

Psicobióticos e Autismo: Tayná Magagnin e Aderbal da Silva Aguiar (Campus Araranguá)