Sinova UFSC Startup Mentoring

Metodologia Sinova impulsiona a inovação em modelos de negócios


Desenvolvida pelo Departamento de Inovação (Sinova/UFSC), com o apoio de entidades parceiras, a nova metodologia do “SINOVA UFSC Startup Mentoring” conta com a participação de mentores do ecossistema de inovação de Santa Catarina.

 

Durante 15 semanas, o programa se divide em 7 (sete) blocos temáticos que visam o desenvolvimento dos negócios, sendo: Diagnóstico, Problema/Oportunidade, Validação problema e solução, Modelagem de Negócio, MVP/Protótipo, Conquista de Clientes e Pitch.

 

Cada bloco temático se caracteriza por conteúdos específicos que viabilizam uma prática mão na massa, considerando a ideia de negócio. As mentorias são disponibilizadas semanalmente com o objetivo de acelerar a toma de decisão das equipes.

 

A cada semana, são realizadas entregas do bloco trabalhado, conforme previsto no cronograma.

 

Conheça os conteúdos de cada bloco:

  • Diagnóstico: Nesta etapa de pesquisa, busca-se avaliar a maturidade do negócio e o perfil empreendedor da solução.

  • Problema/oportunidade: Identificação, metodologia e ferramentas para validação de problemas e oportunidades de negócios dentro da sociedade.

  • Validação do problema e solução: São buscadas a metodologia para visualizar as características reais de seu problema, sob a perspectiva da persona e a solução e ideia de negócio. Este bloco se concretiza com o contato com possíveis usuários reais da solução para a realização de uma validação da percepção do usuário/potencial cliente.

  • Modelagem de negócio: Com foco no mercado e atuação das startups com o uso da metodologia Business Model Canvas, o bloco busca fazer um planejamento de possíveis modelos de receita para serem validados.

  • MVP/Protótipo: Neste momento busca-se auxiliar o(a) empreendedor(a) na identificação de um tipo de mínimo produto viável (MVP) que faça sentido para a solução proposta. O bloco temático auxilia na construção de testes de validação das primeiras versões da solução e definição de métricas necessárias para esse processo, além de incentivar os(as) empreendedores(as) a interagirem com potenciais clientes.

  • Conquista de clientes: Utilizando conceitos e ferramentas de estratégia no contexto de validação e crescimento de uma startup, o bloco foca na busca de clientes por meio de estratégias e canais de vendas. Também foca em aprendizados que potencializam as chances das startups conquistarem clientes e monetização das suas soluções.

  • Pitch: O último bloco busca o desenvolvimento do pitch da startup, ou seja, apresentação oral do negócio seguindo os padrões de maior relevância para o chamado Demo Day (evento onde as startups têm a oportunidade de apresentar seu negócio para o mercado, parceiros e investidores de diferentes modalidades). Este bloco apresenta os elementos de um bom pitch, evidenciando os meios e maneiras para comunicar: problema, mercado, solução, proposta de valor da startup, modelo de negócio e como conquistar apoiadores para a solução ofertada.